sábado, 6 de agosto de 2011

Tipos de agregados Sociais

  • A multidão; 
  • A turba;
  • O auditório; 
  • As manifestações públicas; 
  • Os agregados residenciais.
  • A multidão: é um agregado pacífico, sem finalidade e mínima interação e que apenas ocupa um espaço físico. A sua unidade é meramente externa e circunstancial. Aliás, diga-se de passagem, os conceitos de multidão e massa são bastantes controvertidos.





A turba: é um agregado tumultuoso, agitado, de ação intensa, desordenada e breve. As pessoas que a compõem se encontram sob forte excitação emocional. É manipulada por líderes eventuais e degenera, algumas vezes, em ações anti-sociais destrutivas. Os componentes de uma turba, no entanto, visam um objetivo, seja ele de natureza política, econômica ou religiosa.



O auditório:  é um agregado onde as pessoas, embora não realizem qualquer ação conjunta, apresentam, alto grau de atenção concentrada. Elas se reúnem livremente para assistir a um de terminado ato, apáticas ou participantes, aplaudindo ou apupando, mas destituídas de qualquer manifestação anti-social violenta.





As manifestações públicas se caracteriza pela aglomeração de pessoas com o objetivo de promover uma. ideologia política ou religiosa ou de exaltar determinadas pessoas, ou, ainda, repudiá-las. São os famosos comícios, os desfiles, as paradas, as procissões religiosas. Estas manifestações obedecem a um plano preestabelecido e podem ter uma finalidade de protesto contra, por exemplo, a discriminação racional e perseguições políticas ou religiosas.







Os agregados residenciais: São fenômenos comuns nas megalópoles. O conceito de vizinhança é tão somente espacial. As pessoas moram próximas,mas não se conhecem, via de regra, ou estabelecem esporádicas e formais relações sociais. Os prédios de apartamento são bem o símbolo expressivo da torre de Babel da vida urbana, onde até parece que as pessoas não falam o mesmo idioma.




Um comentário:

  1. Esses tipos de agregados sociais,spresentam as seguintes características: anonimato, não-organizada, limitado contato social, insignificante modificação no comportamento dos componentes, são territoriais e temporários.

    ResponderExcluir